Nossas certificações ambientais FSC® e CERFLOR garantem ao consumidor que a matéria prima que utilizamos tem sua origem controlada, oriunda de florestas cultivadas de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

O que é FSC®?


O FSC® – Forest Stewardship Council é uma organização internacional fundada em 1993 por ambientalistas, pesquisadores e empresários, preocupados em conservar as florestas nativas ainda existentes no planeta. Esse conselho elaborou um conjunto de princípios e critérios para orientar o manejo florestal de forma responsável, conservando a biodiversidade e os direitos das populações que vivem das florestas ou próximas a elas. Para obter o selo FSC®, uma empresa precisa comprovar que pratica esses princípios e critérios ou a conformidade com os requisitos das normas de cadeia de custódia FSC®.

FSC® na WBL


A WBL Gráfica e Editora agora possui o selo FSC®. O selo FSC® assegura o uso responsável das florestas e a conservação de seus recursos naturais e só foi obtido depois de um rigoroso processo de auditoria realizado pelo Imaflora, que representa a Rainforest Alliance no Brasil. O selo FSC® é um símbolo da preocupação da WBL com o meio ambiente e com a sociedade. E a garantia de que acreditamos que nossos esforços podem transformar o mundo para melhor.

O que é Manejo Florestal?


O manejo florestal é um conjunto de cuidados e técnicas empregadas na colheita de matéria-prima florestal, de tal maneira que respeite o ecossistema e garanta a preservação da floresta para as futuras gerações. Tem como foco a produção, a rentabilidade, a segurança no trabalho, o respeito à legislação, o cuidado com as sociedades vizinhas e a conservação florestal.

Como funciona o FSC® para a WBL


Já que não temos floresta, e sim uma fonte mista de matéria-prima, fazemos parte de uma Cadeia de Custódia* e temos que provar que as fibras virgens, que usamos como matéria-prima, venham de boas práticas de manejo florestal. Com esse controle, podemos garantir que a matéria-prima dos nossos produtos vem de boas práticas de manejo florestal, não utiliza trabalho escravo e não vem de madeira ilegal.

*Cadeia de Custódia: caminho tomado pelas matérias-primas, materiais processados ou produtos, da floresta ao consumidor, incluindo todos os estágios sucessivos de processamento, transformação, manufatura e distribuição.

O que é CERFLOR?


O programa CERFLOR tem como objetivo a certificação do manejo florestal e da cadeia de custódia, segundo o atendimento dos critérios e indicadores – aplicáveis para todo o território nacional – prescritos nas normas elaboradas pela ABNT e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Inmetro.

Planta Fluxo

Floresta Certificada

A matéria-prima é extraída somente de florestas certificadas pelos órgãos reguladores.

Manejo Correto

A extração obedece as regras de plantio, derrubada e reflorestamento.

Produção

A manufatura do produto final passa por um rigoroso sistema de qualidade.